Banner Ofertas



13/04/2024 07:52:43

Top 10 Melhores Livros sobre Tarsila do Amaral

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre Tarsila do Amaral que não podem faltar na sua coleção.

Top 10 Melhores Livros sobre Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral foi uma das artistas mais importantes da história da arte brasileira, conhecida por suas obras marcantes que incorporam elementos do modernismo e do movimento antropofágico. Sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil e seu legado artístico continua a ser estudado e apreciado por muitas gerações. Os livros sobre Tarsila do Amaral são fundamentais para compreender a sua trajetória artística e a sua contribuição para a cultura brasileira. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre Tarsila do Amaral que não podem faltar na sua coleção.

1

Tarsila: sua obra e seu tempo

Neste que é o mais importante ensaio crítico sobre Tarsila e um clássico dos estudos sobre o Modernismo, Aracy Amaral refaz o percurso biográfico da artista, destacando a década de 1920 e os movimentos Pau-brasil e Antropofagia. Realizada a partir de depoimentos originais e consulta a centenas de fontes no Brasil e no exterior, a obra traz, nesta nova edição revista pela autora, mais de 300 ilustrações, muitas inéditas.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarsila: sua obra e seu tempo

2

Tarsila: Uma vida doce-amarga

A premiada historiadora Mary Del Priore apresenta aqui uma biografia breve de uma das artistas mais geniais do modernismo: Tarsila do Amaral. Criadora de pinturas icônicas, que se confundem com uma estética canônica da representação do Brasil – a paisagem, a gente, as festas, o trabalho e os costumes –, Tarsila é um dos nomes mais aclamados na história da arte brasileira e, ao mesmo tempo, um vulto cuja vida íntima é pouquíssimo conhecida. Criada em uma família conservadora, dona de terras no interior de São Paulo, Tarsila rompeu, no início do século XX, as barreiras do moralismo de sua época para se tornar uma artista mundialmente conhecida. Engana-se, porém, quem acha que ela teve uma vida apenas gloriosa. Desilusões amorosas e traições, ataques à sua arte e à sua honra, julgamentos reacionários à sua tentativa de romper com a vida burguesa e até mesmo acusações de que seria colaboradora da polícia política de Getúlio Vargas são indicações da coleção de infortúnios que a assombraram em vida. O estilo de escrita de Mary Del Priore nos aproxima de Tarsila de forma ímpar. A narração desta biografia alia o lirismo da contação de histórias ao rigor da pesquisa em arquivo, e vai trazendo, aos poucos, sabores que sustentam um perfil incomum da grande modernista – tanto na revolução iconográfica que suas imagens representaram quanto na invenção de uma nova posição para a mulher na sociedade paulistana. Tarsila: uma vida doce-amarga é uma oportunidade única de conhecer de perto uma das artistas mais queridas pelo público, em uma leitura prazerosa, repleta de revelações. E ricamente ilustrada por dois cadernos de imagens com fotos raras de Tarsila e os principais destaques na imprensa sobre sua produção.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarsila: Uma vida doce-amarga

3

Tarsila do Amaral: A modernista

Nesta biografia, a professora e ensaísta Nádia Batella Gotlib recria a trajetória libertária de Tarsila do Amaral, debruçando-se sobre sua vida privada, sua formação artística, o circuito modernista, o movimento Pau-brasil e a Antropofagia, detalhando o empenho e a resistência da pintora em prol de sua diversidade tanto artística quanto afetiva-pessoal. Modelo de ruptura nas artes visuais e na literatura, Tarsila do Amaral influenciou a produção artística brasileira e teve um papel de vanguarda na ascensão social feminina. Este livro oferece ao leitor a possibilidade de conhecer toda a intensidade de sua vida e também de sua obra, decifrando-as em sua complexidade, originalidade e visão de mundo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarsila do Amaral: A modernista

4

Correspondência Mário de Andrade & Luiz Camillo de Oliveira Netto

Ultrapassando as fronteiras da amizade, as cartas trocadas por Mário de Andrade e Tarsila do Amaral oferecem ao leitor um contato direto com algumas das questões mais candentes que impulsionaram os artistas do período. Mostram o interesse pela atualidade das tendências artísticas internacionais, aliado à preocupação com a cultura brasileira, além de revelar detalhes dos processos de criação de dois dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Organizado pela historiadora e crítica de arte Aracy Amaral, o volume inclui uma série de notas explicativas e a análise material dos manuscritos ao final de cada texto, cronologia, caderno de fotos e reproduções de diversos outros documentos, entre eles catálogos de exposições de Tarsila no período modernista.

Ver Ofertas Ver Comentários

Correspondência Mário de Andrade & Luiz Camillo de Oliveira Netto

5

Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral

Além de pintora fundamental para o desenvolvimento do ideário modernista brasileiro, Tarsila do Amaral é também autora de vasta produção escrita, publicada quase integralmente em jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro entre 1936 e 1956, e que engloba poemas, crônicas e um conto. Em sua maioria inéditos em livro, seus textos lançam luzes sobre facetas da artista pouco estudadas, porém bastante ricas, como, por exemplo, sua visão do meio artístico-cultural de São Paulo e, sobretudo, as estreitas relações da pintora com a cultura francesa, presentes nas crônicas. Nesses textos, as lembranças dos encontros com artistas europeus de vanguarda e uma extensa bibliografia francesa traduzida e comentada compõem a ponte que liga a autora Tarsila a seus leitores, e que passa pela França.

Ver Ofertas Ver Comentários

Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral

6

O guarda-roupa modernista: O casal Tarsila e Oswald e a moda

Entre 1923 e 1929, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade formaram um par icônico da cultura brasileira. O casal Tarsiwald ― apelido cunhado por Mário de Andrade ― se consagrou como um símbolo tanto no campo das artes visuais quanto no da literatura. Em O guarda-roupa modernista , a professora e pesquisadora Carolina Casarin mostra como os dois se apropriaram da moda para deixar a sua marca. Inédita, esta farta pesquisa revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de dois notáveis intérpretes do Brasil. Por meio de diferentes registros da época ― vestimentas, fotografias, pinturas, obras literárias, correspondências, depoimentos e recibos ―, a autora nos apresenta a um casal vibrante que soube traduzir em sua aparência a irreverência, a elegância e as ambiguidades do nosso país.

Ver Ofertas Ver Comentários

O guarda-roupa modernista: O casal Tarsila e Oswald e a moda

7

O anel mágico da tia Tarsila

Este livro não foi escrito pela Tarsila pintora modernista, mas por sua sobrinha, que tem o mesmo nome. Em O anel mágico da tia Tarsila, ela mistura realidade e ficção para apresentar, de maneira atraente às crianças, a vida e a obra de uma das maiores artistas brasileiras. Na história, ao colocar o anel que herdou da tia, Tarsilinha a encontra em diferentes momentos: brincando na fazenda onde passou a infância; estudando no colégio de freiras; em Paris, aluna de Fernand Léger; depois, casada com Oswald de Andrade... Nas diversas passagens, Tarsila aparece trabalhando em seus quadros mais famosos, que ocupam páginas inteiras do livro. Ao final, uma cronologia esmiúça a vida da pintora, e apresenta outras das suas obras mais importantes. Um retrato único, feito por quem conviveu afetivamente não só com a própria Tarsila do Amaral, como com seus quadros.

Ver Ofertas Ver Comentários

O anel mágico da tia Tarsila

8

Tarsila

Autora pesquisou exaustivamente a história de Tarsila do Amaral, musa do modernismo brasileiro, para escrever peça teatral lançada em livro pela Editora Globo O livro. Ela nunca perdeu a disposição para ser feliz, mesmo frente às tragédias pessoais que a vida lhe impôs (como a perda da neta e da única filha). Tarsila do Amaral, grande artista do movimento modernista brasileiro, ressurge em todo o seu esplendor e sofisticação em "Tarsila", de Maria Adelaide Amaral. O dinamismo do texto de Maria Adelaide Amaral transporta o leitor ao ano de 1922, com a chegada da artista ao Brasil após temporada em Paris, e finaliza com a sua velhice, 50 anos depois. Retrata sua vida junto a de outros três importantes expoentes do modernismo: Mário de Andrade, Anita Malfatti e Oswald de Andrade, privilegiando o "ser humano" ao invés do "mito". Unidos por uma amizade que perdurou até o início dos anos 30, eles viveram frustrações, ciúmes e vaidades. Cenas e diálogos contidos no livro ocorreram de fato, extraídos da correspondência trocada entre eles. Momentos cruciais da vida de Tarsila estão presentes na obra, como a conturbada paixão por Oswald de Andrade, as confidências junto a Mário de Andrade, as graves dificuldades financeiras trazidas pela crise de 29, a prisão em 1932, o estremecimento da relação com Anita Malfatti. Mas, sobretudo, a autora dá a conhecer a lucidez e dignidade que a transformaram em uma mulher à frente de seu tempo, encontrando na arte o impulso para a vida. A intimidade das quatro personagens é embalada por momentos históricos, como a quebra da bolsa de Nova Iorque e o advento do comunismo, e culturais, como os movimentos antropofágico e pau-brasil. Maria Adelaide Amaral traz à luz a importância e a atualidade das obras desses artistas, que se debatiam entre a influência européia e a busca de uma identidade artístico-cultural genuinamente brasileira.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarsila

9

Tarsila do Amaral - Coleção Cadernos De Desenho

Os cadernos tem acompanhado os artista por toda a história. Eles reúnem aspectos pouco conhecidos de sua produção. Esses cadernos guardam momentos de cumplicidade únicos, quase nunca divulgados, geralmente acessíveis somente aos olhos do próprio artista. Seu uso recorrente, como bloco de anotações , carnês de viagem ou diários de artistas, guarda o pensamento construtivo que norteia. o processo de criação e da construção das imagens. A Coleção Cadernos de desenho pretende revelar o que está oculto, guardado na intimidade do caderno de bolso, do atelê, da expressão primeira do artista em contato com o mundo que o cerca.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarsila do Amaral - Coleção Cadernos De Desenho

10

Aí vai meu coração: as cartas de tarsila do amaral e anna maria martins para luís martins

Este é um livro de cartas, que por muito tempo ficaram guardadas em uma gaveta, esperando que uma mulher corajosa as abrisse e as reunisse em um livro belo, perfumado pelo tempo, pelas palavras, pelas cores, pelos sentimentos. Um livro de cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins para Luís Martins. Uma viagem no tempo, um presente para São Paulo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Aí vai meu coração: as cartas de tarsila do amaral e anna maria martins para luís martins

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias